SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Evaluation of depressive symptoms in a sample with social anxiety disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PEDRO JUNIOR; CARMEN SILVIA; FACIO JR, Fernando N.  and  MARIA CRISTINA DE. Caracterização e aspectos psicológicos de pacientes com disfunção erétil. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 339-355. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como objetivo caracterizar pacientes com disfunção erétil (DE) avaliados pelo psicólogo que participa da equipe de urologia de um hospital de ensino. Foram analisados os seguintes dados dos prontuários de pacientes atendidos entre janeiro de 2011 e abril de 2015: 1. encaminhamento do urologista, com diagnóstico e motivo da solicitação para avaliação psicológica e 2. prontuário psicológico do paciente, arquivado no ambulatório de psicologia. Analisaram-se dados de 233 pacientes do sexo masculino, com média de idade 57,34 ± 1,18 e alta prevalência da DE de causa orgânica (72,1%). Fatores orgânicos, psicológicos e estilo de vida associados à etiologia da DE foram identificados: comportamentais (tabagismo e etilismo), idade avançada, câncer de próstata, ejaculação precoce, depressão e ansiedade. Os dados indicam a importância da avaliação psicológica associada ao diagnóstico médico da DE para fornecer o tratamento adequado.

Keywords : disfunção erétil; caracterização; avaliação psicológica; psicologia da saúde; pacientes ambulatoriais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License