SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Creando una verdadera medida para Enem: un análisis por el modelo rasch índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FRANCA, Felipe Douglas P.  y  DIAS, Tatiane L.. Evidências de validade e confiabilidade da perceptions of academic stress scale. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-21. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13041.

RESUMO Para muitos jovens brasileiros que ingressam na graduação, o ensino superior é um momento de enormes mudanças, desafios e novidades. Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar, verificar a validade de conteúdo e consistência interna da Perceptions of Academic Stress Scale, que avalia a percepção dos estudantes universitários a respeito do estresse acadêmico e suas fontes. O estudo foi desenvolvido em duas fases: na primeira, foi realizada a tradução, adaptação e validação de conteúdo da escala; na segunda, a avaliação da consistência interna. As duas fases do estudo geraram resultados satisfatórios, por meio de concordância forte entre os especialistas e medidas de consistência interna aceitáveis. O processo de verificação da validade de conteúdo e confiabilidade do PAS Scale para o Brasil disponibilizou um instrumento com parâmetros psicométricos adequados e pertinentes.

Palabras clave : estresse; estudantes universitários; ensino superior; validade de conteúdo; confiabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License