SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Evidencias de validez y confiabilidad del perceptions of academic stress scaleEvidencia de validez de la versión Brasileña del inventario de evasión de Young-Rygh (YRAI) para la población de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

GOLINO, Hudson F.; GOMES, Cristiano Mauro A.  y  PERES, Alexandre José de S.. Criando uma medida verdadeira para o Enem: uma análise pelo modelo rasch. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-21. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA12625.

RESUMO Nos anos 1930, um grupo de cientistas argumentou que a concatenação empírica de elementos observáveis não seria possível nas Ciências Humanas e Sociais e por isso era inviável obter medidas verdadeiras nesses campos do conhecimento científico. Para lidar com este problema, foram propostas teorias matemáticas nas quais a concatenação empírica não seria necessária, como a Teoria de Medidas Aditivas Conjuntas (TMAC). No mesmo período, George Rasch desenvolveu o modelo logístico simples para dados dicotômicos, uma operacionalização probabilística da TMAC que viabiliza a análise empírica de pressupostos da medida verdadeira. Em nosso estudo, investigamos o desenvolvimento de uma medida verdadeira para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicando o modelo logístico simples em dados referentes à performance dos participantes da edição de 2011 do ENEM. Os resultados indicaram um ajuste adequado do modelo, apontando para a viabilidade da construção de uma medida verdadeira para o ENEM. Implicações são discutidas.

Palabras clave : Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Teoria de Medidas Aditivas Conjuntas; modelo de Rasch; Teoria de Resposta ao Item; avaliação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License