SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Evidências de validade e confiabilidade da perceptions of academic stress scaleEvidências de validade do inventário de evitação de Young-Rygh (YRAI) para a população do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GOLINO, Hudson F.; GOMES, Cristiano Mauro A.  e  PERES, Alexandre José de S.. Criando uma medida verdadeira para o Enem: uma análise pelo modelo rasch. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-21. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA12625.

RESUMO Nos anos 1930, um grupo de cientistas argumentou que a concatenação empírica de elementos observáveis não seria possível nas Ciências Humanas e Sociais e por isso era inviável obter medidas verdadeiras nesses campos do conhecimento científico. Para lidar com este problema, foram propostas teorias matemáticas nas quais a concatenação empírica não seria necessária, como a Teoria de Medidas Aditivas Conjuntas (TMAC). No mesmo período, George Rasch desenvolveu o modelo logístico simples para dados dicotômicos, uma operacionalização probabilística da TMAC que viabiliza a análise empírica de pressupostos da medida verdadeira. Em nosso estudo, investigamos o desenvolvimento de uma medida verdadeira para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicando o modelo logístico simples em dados referentes à performance dos participantes da edição de 2011 do ENEM. Os resultados indicaram um ajuste adequado do modelo, apontando para a viabilidade da construção de uma medida verdadeira para o ENEM. Implicações são discutidas.

Palavras-chave : Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Teoria de Medidas Aditivas Conjuntas; modelo de Rasch; Teoria de Resposta ao Item; avaliação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License