SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Creando una verdadera medida para Enem: un análisis por el modelo raschInvestigación de las propiedades psicométricas de un instrumento de evaluación de indicadores de resiliencia infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SANTOS, Mônica B. dos; MACHADO, Wagner de L.; HEINEN, Marina  y  OLIVEIRA, Margareth da S.. Evidências de validade do inventário de evitação de Young-Rygh (YRAI) para a população do Rio Grande do Sul. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-22. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13366.

RESUMO Este estudo examina a estrutura fatorial, consistência interna e a validade convergente do Inventário de Evitação de Young-Rygh (YRAI). Participaram 504 adultos do estado do Rio Grande do Sul, com média de idade de 34,2 anos (DP = 12,9), que preencheram o Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S3), a Escala de Avaliação dos Sintomas (SCL-90-R) e o YRAI, através de uma plataforma online. Realizaram-se a análise fatorial exploratória para verificar a distribuição dos itens em fatores comuns e a análise convergente com correlação não paramétrica de Spearman para verificar associações com sintomas psicopatológicos (SCL-90-R) e esquemas (YSQ-S3). Três fatores foram interpretados: Somatização e Busca por Estimulação (α = 0,84), Evitação Cognitiva (α = 0,78) e Retraimento Emocional (α = 0,62), com valor de ômega entre 0,75 e 0,87. Concluiu-se que a versão brasileira do YRAI possui propriedades psicométricas adequadas, sendo válida para a população em questão. Além disso, a interpretação da validade de constructo mostrou-se condizente com a teoria.

Palabras clave : inventário de evitação; evidências de validade; estilos de enfrentamento; terapia do esquema; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License