SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Evidencia de validez de la versión Brasileña del inventario de evasión de Young-Rygh (YRAI) para la población de Rio Grande do SulGrupos reflexivos para hombres que cometen violencia doméstica: un estudio comparativo basado en tres programas brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

OLIVEIRA, Karina da S.  y  NAKANO, Tatiana de Cássia. Investigação das propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de indicadores de resiliência infantil. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-23. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13366.

RESUMO Embora a resiliência seja considerada um fenômeno relevante para o enfrentamento de situações estres soras, não há instrumentos nacionais disponíveis para sua avaliação na infância. Baseado nesta constatação, o trabalho buscou investigar evidências de validade e de precisão para o instrumento "Marcadores de Resiliência Infantil". A validade discriminante foi investigada por meio da comparação dos escores do instrumento em avaliação e a Escala de Stress Infantil. Participaram 136 crianças (67 meninas) com idades entre oito e 12 anos (M=9,66; DP=1,27). Foram identificadas correlações baixas e negativas entre os instrumentos, confirmando a diferenciação entre os construtos. A precisão do instrumento, por meio do teste e reteste, foi baseada nas respostas de 155 crianças (71 meninas), com as idades citadas (M=10,10; DP=1,41). Os coeficientes de correlação foram considerados moderados e fortes, evidenciando boa estabilidade temporal. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados a fim de alcançar maior compreensão acerca das qualidades psicométricas do instrumento.

Palabras clave : resiliência; infância; avaliação psicológica; validade; precisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License