SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Investigation of psychometric properties of an instrument for assessing child resilience indicatorsSocial representations regarding firearms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SCOTT, Juliano Beck  and  OLIVEIRA, Isabel F. de. Grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica: estudo comparativo a partir de três programas brasileiros. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-20. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13040.

RESUMO O Brasil ainda possui poucos programas que atendem homens autores de violência, apesar desses estarem previstos em Lei. Pensando nisso, delineou-se um estudo comparativo com foco na abordagem teórico/metodológica adotada por diferentes programas que trabalham com grupos reflexivos para homens autores de violência no Brasil. Assim, entrevistou-se um total de sete facilitadoras pertencentes a três diferentes programas. Os dados foram categorizados e apresentaram como principais resultados: a necessidade de se reforçar a importância de capacitações iniciais para facilitadores, a triagem como importante instrumento de trabalho na inserção de participantes e a importância da abordagem reflexivo-responsabilizante. Ressalta-se que os grupos não devem ocorrer de forma isolada, e sim integrados à rede de enfrentamento a violência contra a mulher e de forma conjunta aos movimentos sociais em prol da transformação social. Este estudo pode contribuir para reflexão sobre novos modelos de intervenção e na criação de diretrizes para a realização de grupos reflexivos no país.

Keywords : grupos; mudança; responsabilização; transformação social; violência doméstica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License