SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Investigação das propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de indicadores de resiliência infantilRepresentações sociais sobre armas de fogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SCOTT, Juliano Beck  e  OLIVEIRA, Isabel F. de. Grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica: estudo comparativo a partir de três programas brasileiros. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-20. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13040.

RESUMO O Brasil ainda possui poucos programas que atendem homens autores de violência, apesar desses estarem previstos em Lei. Pensando nisso, delineou-se um estudo comparativo com foco na abordagem teórico/metodológica adotada por diferentes programas que trabalham com grupos reflexivos para homens autores de violência no Brasil. Assim, entrevistou-se um total de sete facilitadoras pertencentes a três diferentes programas. Os dados foram categorizados e apresentaram como principais resultados: a necessidade de se reforçar a importância de capacitações iniciais para facilitadores, a triagem como importante instrumento de trabalho na inserção de participantes e a importância da abordagem reflexivo-responsabilizante. Ressalta-se que os grupos não devem ocorrer de forma isolada, e sim integrados à rede de enfrentamento a violência contra a mulher e de forma conjunta aos movimentos sociais em prol da transformação social. Este estudo pode contribuir para reflexão sobre novos modelos de intervenção e na criação de diretrizes para a realização de grupos reflexivos no país.

Palavras-chave : grupos; mudança; responsabilização; transformação social; violência doméstica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License