SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica: estudo comparativo a partir de três programas brasileirosParentalidade, saúde mental e Covid-19: revisão sistemática rápida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NONATO, Vitória Catarina  e  MODESTO, João Gabriel. Representações sociais sobre armas de fogo. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-26. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP12622.

RESUMO A discussão sobre armas de fogo tem se tornado usual no contexto brasileiro, acarretando uma variabilidade de argumentos e posicionamentos entre as pessoas. Tendo em vista essa multiplicidade de opiniões e os episódios concretos envolvendo arma de fogo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais sobre armas de fogo. Para isso, a amostra foi composta por 100 participantes, com idades variando entre 19 e 66 anos (M = 34,31; DP = 12,12). Os participantes responderam a um questionário de evocações de palavras, uma questão aberta sobre o porte de armas e informaram dados demográficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os programas openEvoc e Iramuteq. Verificou-se que as representações sociais sobre armas de fogo foram caracterizadas em sua centralidade pela percepção da morte, seguida dos elementos: violência, segurança, perigo, defesa e proteção, abrangendo, concomitantemente, uma ambiguidade de risco e proteção.

Palavras-chave : representações sociais; abordagem estrutural; arma de fogo; porte de arma; violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License