SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Social representations regarding firearmsParents' mental health and children's emotional regulation during the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VESCOVI, Gabriela et al. Parentalidade, saúde mental e Covid-19: revisão sistemática rápida. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-28. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913554.

RESUMO Pais e mães enfrentam desafios específicos durante a pandemia e o período de isolamento social, pois precisam lidar com as demandas dos filhos além de suas próprias. Eles são um grupo chave para a promoção do bem-estar das crianças, especialmente no desenvolvimento inicial. Este artigo revisou sistematicamente estudos que investigaram os impactos da pandemia de Covid-19 na parentalidade e na saúde mental de pais e mães. As diretrizes PRISMA foram seguidas. As bases de dados Google Scholar, PubMed, Scielo, Indexpsi e PsycINFO foram acessadas. Dez artigos preencheram os critérios de inclusão. Os resultados mostraram uma frequência significativamente mais alta de sintomas depressivos e ansiosos em pais, mães e gestantes em comparação a pares em um cenário não-pandêmico. Os desafios enfrentados foram relacionados aos serviços de saúde durante a gravidez, às atividades escolares em casa e à perda de apoio social. Esta revisão fornece informações relevantes para apoiar intervenções de saúde mental em resposta ao Covid-19.

Keywords : Parentalidade; saúde mental; pandemia; Covid-19; gestação; isolamento social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License