SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Parentalidad, salud mental y Covid-19: una revisión sistemática rápidaImplicaciones de la covid-19 para la educación y reflexiones para psicología escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MARTINS, Cíntia R. et al. Saúde mental parental e regulação emocional infantil durante a pandemia de COVID-19. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 01-19. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913554.

RESUMO Os objetivos do estudo foram investigar a saúde mental parental antes e durante a pandemia da COVID-19; verificar as associações entre saúde mental parental e suas percepções de risco, exposição ao vírus, uso de medidas preventivas, conhecimento sobre a COVID-19 e práticas de distanciamento social; e analisar as relações entre saúde mental parental e suas percepções sobre a Regulação Emocional (RE) infantil. Os participantes desta pesquisa foram 69 pais de crianças entre 5 e 12 anos. Os instrumentos utilizados foram: ERC, HADS, ABEP e questionário sobre a COVID-19. Foram realizadas análises descritivas, Teste de Wilcoxon e correlação de Spearman. Foram encontrados aumento dos níveis de ansiedade e depressão parental durante a pandemia, bem como uma correlação negativa fraca entre ansiedade parental e RE infantil. A pandemia, enquanto agente estressor, tende a impactar a saúde mental de pais e crianças.

Palabras clave : saúde mental; regulação emocional; distanciamento social; quarentena; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License