SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Saúde mental parental e regulação emocional infantil durante a pandemia de COVID-19Profissionais de saúde na COVID-19: segurança, medo e intenção de se afastar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DE OLIVEIRA, Wanderlei A. et al. Implicações da covid-19 para a educação e reflexões para a psicologia escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-26. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913554.

A pandemia do COVID-19 exigiu medidas não farmacológicas para seu controle, como o fechamento das escolas e a implantação do ensino remoto. Este estudo objetivou analisar a experiência de estudantes e profissionais da educação durante a pandemia e apresentar reflexões para o campo da psicologia escolar e educacional. Trata-se de uma scoping review que consultou seis bases de dados e o corpus foi composto por 15 artigos. Verificou-se preocupação com formação no ensino superior, bem como demandas emergentes para professores e alunos que precisaram aderir a diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem. A avaliação de professores e alunos é positiva, considerando que as atividades remotas garantem maior flexibilidade e criatividade, porém há forte preocupação com a exclusão pelo não acesso ou acesso limitado à internet ou computadores. O impacto dessa vivência remota da educação será avaliado futuramente, mas já é possível sinalizar implicações para o campo da psicologia diante do "novo normal".

Palavras-chave : Covid-19; pandemia; educação baseada em evidências; psicologia escolar; revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License