SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Profissionais de saúde na COVID-19: segurança, medo e intenção de se afastarSaúde mental em profissionais de saúde no enfrentamento ao covid-19: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

DULLIUS, Willian Roger; SCORTEGAGNA, Silvana Alba  e  MCCLEARY, Lynn. Estratégias de enfrentamento em profissionais de saúde diante do Covid-19: revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-20. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913976.

Considerando a importância do desenvolvimento de ações protetivas à saúde mental diante de pandemias, este estudo buscou reunir evidências sobre os mecanismos de enfrentamento empregados por profissionais de saúde em tempos de Covid-19. A revisão sistemática realizada em bases de dados internacionais e brasileiras, entre os meses de novembro/2019 e julho/2020, resultou em 3821 materiais publicados em inglês e português. A verificação da adequação dos materiais ao objetivo proposto derivou na seleção de 23 artigos para a leitura na íntegra, dos quais foram selecionados oito para compor esta revisão. Os principais mecanismos de enfrentamento descritos foram suporte psicológico oriundos de familiares, colegas, instituições, pacientes; disponibilidade de educação continuada e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); espiritualidade; tempo para hobbies. Promover estratégias de enfrentamento eficazes e sustentáveis é vital para que os profissionais da saúde possam se sentir capazes de enfrentar um dos maiores desafios humanitários contemporâneos - a pandemia do Covid-19.

Palavras-chave : saúde mental; resiliência; estilos de enfrentamento; ajustamento emocional; pessoal da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License