SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Fear of COVID and trait anxiety: mediation of resilience in university studentsImpacts of the pandemic on a virtual community of prisoners' family members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

JAQUELINE et al. COVID-19 e saúde mental de brasileiros: fatores de risco e sintomas associados. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-19. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913993.

Em uma pandemia, é necessário entender quem possui maior risco de dificuldades psicológicas. O objetivo deste estudo foi investigar os sintomas psicológicos mais prevalentes em uma amostra brasileira, durante a pandemia da COVID-19 e associações com variáveis sociodemográficas, de saúde e pandêmicas. 1.358 indivíduos responderam a um survey online por meio de questionário, que incluiu questões sociodemográficas e relacionadas à pandemia, e o SRQ-20. Os resultados mostraram que mais jovens e mulheres estão em maior risco de transtornos mentais menores (MMD). Uma investigação sobre subgrupos revelou três grupos que representam a gravidade dos sintomas. O cluster com mais sintomas era mais jovem, teve sua renda mais impactada pela pandemia e tinha diagnósticos de transtornos mentais mais frequentemente. Os subgrupos foram discriminados principalmente devido a sintomas cognitivo-emocionais. Discutimos os determinantes que podem contribuir para a vulnerabilidade em saúde mental e destacamos a necessidade de ações estatais para os mais vulneráveis.

Keywords : COVID-19; saúde mental; pandemia; fatores de risco; psicopatologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License