SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Miedo al COVID y ansiedad: mediación de la resiliencia en estudiantes universitariosImpactos de la pandemia en una comunidad virtual de familiares de presos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

JAQUELINE et al. COVID-19 e saúde mental de brasileiros: fatores de risco e sintomas associados. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-19. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913993.

Em uma pandemia, é necessário entender quem possui maior risco de dificuldades psicológicas. O objetivo deste estudo foi investigar os sintomas psicológicos mais prevalentes em uma amostra brasileira, durante a pandemia da COVID-19 e associações com variáveis sociodemográficas, de saúde e pandêmicas. 1.358 indivíduos responderam a um survey online por meio de questionário, que incluiu questões sociodemográficas e relacionadas à pandemia, e o SRQ-20. Os resultados mostraram que mais jovens e mulheres estão em maior risco de transtornos mentais menores (MMD). Uma investigação sobre subgrupos revelou três grupos que representam a gravidade dos sintomas. O cluster com mais sintomas era mais jovem, teve sua renda mais impactada pela pandemia e tinha diagnósticos de transtornos mentais mais frequentemente. Os subgrupos foram discriminados principalmente devido a sintomas cognitivo-emocionais. Discutimos os determinantes que podem contribuir para a vulnerabilidade em saúde mental e destacamos a necessidade de ações estatais para os mais vulneráveis.

Palabras clave : COVID-19; saúde mental; pandemia; fatores de risco; psicopatologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License