SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1COVID-19 and Brazilian's mental health: risk factors and related symptomsImpact of social distancing on parents of children with autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

HELENA; CUNICO, Sabrina Daiana  and  E SILVA, Martinho B. B.. Impactos da pandemia em uma comunidade virtual de familiares de pessoas presas. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp. 1-33. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913802.

Buscamos compreender, a partir de uma comunidade virtual, os impactos psicossociais da pandemia em familiares de presos. Procuramos conhecer quais são as reportagens compartilhadas na comunidade, bem como analisar as curtidas, compartilhamentos e comentários dessas notícias entre as participantes desse espaço virtual. Por 15 semanas, realizamos a coleta de dados e encontramos 65 reportagens, as quais foram divididas em três categorias analíticas. Observamos que, sem acesso ao cárcere, as famílias sofreram, com mais intensidade as preocupações que anteriormente eram vividas por elas. Percebemos também que os impactos psicossociais da pandemia não são uniformes entre as participantes. Renda familiar e a possibilidade de comunicação com o parente preso são aspectos que devem ser levados em conta na análise. As manifestações promovidas mostram a força desse grupo, consolidando a comunidade virtual como uma rede de apoio. A luta envolve transformações estruturais que exigem que o Estado assuma plenamente seu papel no tratamento penal.

Keywords : famílias; prisão; COVID-19; impactos psicossociais; rede social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License