SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Evidencia de validez del test de desempeño atencionalEvaluación de la madurez percepto-motriz en personas con desarrollo atípico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

PEIXOTO, Evandro M. et al. Escala de Inveja Benigna e Maliciosa: adaptação transcultural e evidências de validade para adolescentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 01-21. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13088.

Embora ainda pouco explorada nos estudos nacionais, a inveja é um fenômeno universal e observado nas esferas sociais e multiculturais. Esta pesquisa teve como principal objetivo a adaptação transcultural para o português brasileiro e avaliação de evidência de validade da Escala de Inveja Benigna e Maliciosa (BeMaS), instrumento que avalia dimensões benigna e maliciosa da inveja disposicional. Participaram 248 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos (M = 13,93 ± 1,39, 47,9% meninos). Foram estimadas evidências de validade baseadas no conteúdo, na estrutura interna, na relação com outras variáveis (estresse, ansiedade, depressão e satisfação com a vida) e nos indicadores de precisão. A Análise Fatorial Exploratória sugeriu a adequação da estrutura com dois fatores da versão brasileira da BeMaS, demonstrando equivalência da estrutura interna com a versão original, bem como bons indicadores de precisão (ω = 0,760 e 0,823) e relações com variáveis externas coerentes com as hipóteses teóricas. Os resultados sugerem adequação do instrumento.

Palabras clave : adaptação transcultural; estrutura interna; inveja; validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License