SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Escala de Inveja Benigna e Maliciosa: adaptação transcultural e evidências de validade para adolescentesRelação entre depressão e funcionamento patológico global e específico da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NORONHA, Ana Paula P.; SANTOS, Acácia Aparecida A. dos  e  RUEDA, Fabián Javier M.. Avaliação da maturidade perceptomotora em pessoas com desenvolvimento atípico. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 01-16. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13331.

A avaliação da maturidade perceptomotora tem sido investigada, e evidências indicam sua relevância na predição do desempenho acadêmico, o que justifica a pertinência de sua investigação. O presente estudo investigou as qualidades psicométricas de uma versão de rastreio do Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) em 273 indivíduos com idades variando de 6 a 24 anos (M = 13,27, DP = 3,63), sendo 166 (60,8%) do sexo masculino, que tinham o diagnóstico de deficiência intelectual. Os resultados da análise fatorial exploratória e da análise de regressão foram satisfatórios e revelaram que é possível utilizar apenas três figuras para realizar a avaliação, o que facilita o trabalho do psicólogo. A precisão também foi estimada, e os resultados mostraram índices adequados. Conclui-se que a versão de rastreio do B-SPG se mostra uma medida adequada para crianças com desenvolvimento atípico, no entanto outros estudos devem ser realizados.

Palavras-chave : avalição psicológica; teste de Bender; psicometria; habilidade perceptomotora; avaliação psicoeducacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License