SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Avaliação da maturidade perceptomotora em pessoas com desenvolvimento atípicoO laudo psicológico na justiça: uma análise da qualidade dos laudos periciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Lucas de F. et al. Relación entre la depresión y el funcionamiento global de la personalidad global y específica. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 01-15. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA12940.

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre sintomas depressivos e indicadores globais (funcionamento patológico da personalidade - PPF) e específicos (transtornos da personalidade - TP) de padrões de personalidade patológica. Participaram do estudo 446 adultos da população geral. Uma parte da amostra (n = 237) preencheu testes avaliando o PPF (Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - triagem (IDCP-triagem)) e sintomas de depressão (Escala Baptista de Depressão - triagem (EBADEP-triagem)); outra parte (n = 209) preencheu testes avaliando TP (questionário de personalidade da SCID-II; SCID-II-QP) e sintomas de depressão (EBADEP-triagem). Os resultados indicaram que tanto o PPF quanto os TPs apresentaram associações positivas com sintomas depressivos, apesar de as associações com o PPF terem sido mais fortes. Os TPs que mais se associaram aos sintomas depressivos foram evitativo, dependente e borderline. Os achados sugerem que o PPF e os padrões específicos são fatores de risco para o surgimento de sintomas depressivos.

Palavras-chave : transtorno depressivo maior; traços de personalidade; avaliação da personalidade; psicopatologia; saúde mental; trastorno depresivo mayor; rasgos de personalidad; evaluación de personalidad; psicopatología; salud mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License