SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O laudo psicológico na justiça: uma análise da qualidade dos laudos periciaisEntre limites e potencialidades: reflexões acerca da atuação do psicólogo no SUAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CREMA, Izabella L.  e  TILIO, Rafael De. Gênero e sexualidade nos relacionamentos íntimos: significados e experiências de idosas. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 1-22. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP12948.

Esta pesquisa objetivou compreender os significados e as experiências atribuídos por idosas às relações de gênero e à sexualidade vivenciadas em seus relacionamentos íntimos. Entrevistaram-se 12 frequentadoras de uma Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais. A partir de uma análise de conteúdo temática, foram estabelecidas três categorias: "Influência da educação para a sexualidade", "Normatização da sexualidade" e "Ressignificações sobre a sexualidade durante o envelhecimento". Os principais resultados destacaram que as participantes receberam uma educação (formal e informal) moralmente rígida que reforçou papéis tradicionais de gênero (dupla moral sexual), gerando desinformações, medos, vergonhas, incertezas e dúvidas sobre a feminilidade e a sexualidade que, todavia, puderam ser em parte reformulados durante o envelhecimento em razão das novas experiências e dos novos conhecimentos (com a participação na UAI), e, assim, os significados e as experiências delas transitaram entre concepções tradicionais e questionamentos das relações de gênero e sexualidade.

Palavras-chave : envelhecimento; idosos; casamento; sexualidade; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License