SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Gender and sexuality in intimate relationships: interpretation and experiences by elderly womenEffects of social skills training on school climate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COSTA, Raíssa Maria A. S.  and  SILVA, Rafael D. da. Entre limites e potencialidades: reflexões acerca da atuação do psicólogo no SUAS. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 1-17. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13009.

O presente artigo parte dos pressupostos da Psicologia da Libertação para fundamentar reflexões acerca da atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Como primeiros delineamentos, apresenta a trajetória da psicologia como profissão e da assistência social como política pública, para posteriormente discutir a atuação dos psicólogos nesse contexto, problematizando os desafios que se apresentam na atual conjuntura e as potencialidades da atuação desses profissionais. O resgate e a análise dos fatos históricos recentes do Brasil evidenciaram a redução do Estado e o despojo de direitos historicamente conquistados, que têm se materializado no desmonte do Suas, demandando dos profissionais resistência para lutar contra esses retrocessos, o que também implica atuar com os oprimidos para que superem suas identidades alienadas, com vistas à construção de práticas comprometidas com a transformação social.

Keywords : psicologia; assistência social; Suas; pedagogia do oprimido; Psicologia da Libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License