SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Relationship between executive functions and bullying: an integrative literature reviewConexiones entre la psicoterapia breve psicoanalítica y la psicoterapia en línea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ALEJANDRO  and  KOZLOVSKI, Alberto. Luto complicado, experiências perceptivas incomuns e esperança na viuvez. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 1-23. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP13342.

O objetivo geral deste estudo é avaliar o luto e a esperança em viúvas religiosas, e a frequência de experiências perceptivas incomuns após a morte do cônjuge. A hipótese é que (H1) viúvas religiosas experimentarão um luto menos complicado, (H2) mais esperança e (H3) maior frequência de experiências perceptivas incomuns do que viúvas não religiosas. Três instrumentos, o Inventário do Luto Complicado, a Escala de Esperança e o Questionário de Alucinações, foram administrados a uma amostra composta por viúvas religiosas e um grupo de controle (viúvas não religiosas). Os resultados mostraram que as viúvas religiosas experimentaram um luto menos complicado do que as viúvas não religiosas e menos sentimentos de pessimismo em relação à morte de um ente querido. As viúvas religiosas que mostraram maior senso de esperança, em comparação com as viúvas não religiosas, tendem a ter menos indicadores de luto complicado. Além disso, aquelas viúvas religiosas que demonstravam sentimentos associados à memória do falecido tendiam, por exemplo, a ouvir vozes e cheirar perfumes. É possível que essas ocorrências possam até ser funcionais e adaptativas para lidar com os sentimentos negativos de luto e perda, em vez de ser um mecanismo de déficit de recursos para lidar com a dor e a desesperança.

Keywords : duelo complicado; viuvez; espiritualidade; esperança; experiências perceptivas incomuns.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License