SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Conexões entre psicoterapia breve psicanalítica e psicoterapia on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MIRELLA  e  LUCAS. Habilidades sociais e ansiedade social na infância e adolescência: revisão da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp. 1-24. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP12606.

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura de 20 anos de pesquisas empíricas (de 1997 a 2017) que estudaram a relação entre habilidades sociais e ansiedade social na infância e adolescência. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, SciELO, Eric, PsycInfo, PsycNet, PubMed e ScienceDirect utilizando as palavras-chave: habilidades sociais, competência social, ansiedade social, fobia social, crianças e adolescentes. Uma seleção prévia, baseada nos títulos e resumos, recuperou 40 ARTICLES potencialmente elegíveis. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão por dois juízes, selecionaram-se 16 ARTICLES que foram lidos na íntegra e analisados com base em categorias gerais. Além disso, realizou-se o agrupamento dos estudos em três conjuntos com base nos resultados apresentados. No geral, os resultados apontaram para uma correlação negativa entre algumas classes específicas de habilidades sociais e a ansiedade social. Os resultados desta revisão possuem implicações para a condução de estudos futuros, bem como para o planejamento de intervenções focadas nas habilidades sociais deficitárias em crianças e adolescentes com ansiedade social.

Palavras-chave : habilidades sociais; competência social; ansiedade social; infância; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License