SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Construção e evidências de validade Escala de Interação entre Crianças e Cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

JUSTI, Cláudia N. G.; HENRIQUES, Flávia G.  e  JUSTI, Francis Ricardo dos R.. Tarefas de consciência fonológica: acurácia em predizer dificuldades de leitura e escrita. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-20. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13791.

Esse estudo avaliou a acurácia de diferentes medidas de Consciência Fonológica (CF) em predizer o risco para dificuldades de leitura e escrita. No último ano da educação infantil, 213 crianças brasileiras foram avaliadas em 6 tarefas de CF. Um ano depois, 174 dessas crianças realizaram uma tarefa de leitura e 176 realizaram uma tarefa de escrita. Curvas de Característica Operacional do Receptor foram construídas com base nos escores de leitura e escrita. O escore total em todas as tarefas de CF apresentou a maior área sob a curva. No entanto, duas medidas de CF compostas por menos itens, consciência supra-fonêmica e consciência fonêmica, apresentaram sensibilidade e especificidade adequadas. Esses resultados são encorajadores já que essas tarefas podem ser utilizadas para rastrear, com um ano de antecedência do ensino formal da leitura e escrita, crianças em risco de desenvolverem dificuldades nessas habilidades.

Palavras-chave : consciência fonológica; processamento fonológico; rastreamento; leitura; escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License