SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Tarefas de consciência fonológica: acurácia em predizer dificuldades de leitura e escritaAdaptação acadêmica em universitários: associações com estresse e qualidade do sono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LAURINDO, Fernanda F.; GOMES, Crystian M. S.; MISSAWA, Daniela D. A.  e  TOKUMARU, Rosana S.. Construção e evidências de validade Escala de Interação entre Crianças e Cães. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-22. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13475.

As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) apresentam resultados expressivos para a promoção da saúde humana. O objetivo deste artigo foi construir e apresentar evidências de validade da Escala de Interação entre Crianças e Cães (EICC) para a população brasileira. O instrumento foi desenvolvido a partir da literatura e submetido a análise de juízes, o qual respondido por 118 pais de crianças entre 2 e 12 anos de idade, juntamente com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). A partir da análise fatorial exploratória, foram extraídos os fatores Interação Afetiva (α = .89), 23 itens e Interação Educativa e Punitiva (α = .65), 8 itens. As correlações significativas entre dimensões da EICC e do SDQ indicam que a interação entre crianças e cães domésticos pode ser uma variável importante para a avaliação de problemas comportamentais. Conclui-se que a EICC apresenta bons índices de validade e confiabilidade e pode ser usada para a triagem de crianças.

Palavras-chave : medida psicométrica; interação homem animal; comportamento infantil; Intervenções Assistidas por Animais; cães domésticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License