SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Construção e evidências de validade Escala de Interação entre Crianças e CãesHabilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SOUZA, Andressa P. de; MURGO, Camélia S.  e  BARROS, Leonardo de O.. Adaptação acadêmica em universitários: associações com estresse e qualidade do sono. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-21. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13275.

Este estudo teve como objetivos analisar as relações entre qualidade do sono, estresse e adaptação acadêmica de estudantes universitários, caracterizar os indicadores de qualidade do sono e examinar diferenças de médias nos fatores dos instrumentos a partir de variáveis demográficas. Participaram do estudo 489 estudantes universitários, com idade média de 22,46 anos (DP = 5,648), sendo 78,1% do sexo feminino, que responderam de forma on-line ao Questionário de Vivências Acadêmicas, à Escala de Estresse Percebido e ao Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Os dados foram submetidos a estatísticas inferenciais, e os resultados indicaram que 72,4% dos participantes apresentaram classificação ruim em relação à qualidade do sono e 23,9% tinham algum distúrbio do sono. Melhores índices de adaptação à universidade estiveram correlacionados à melhor qualidade de sono e a menores níveis de estresse. Evidencia-se a importância de se trabalhar o desenvolvimento de aspectos emocionais positivos em universitários para favorecer os processos de adaptação acadêmica.

Palavras-chave : ensino superior; vivências acadêmicas; saúde mental; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License