SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Academic adaptation in university students: associations with stress and sleep qualityDyslexia and developmental language disorder: cognitive-linguistic differences in reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COSTA, Elson F. et al. Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-25. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPHD13506.

Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.

Keywords : desenvolvimento infantil; linguagem; ambiente; comunicação oral; vocabulário expressivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License