SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientesO cuidado ao idoso dependente: motivações de cuidadores do Brasil e Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GUIMARAES, Silvia B.  e  MOUSINHO, Renata. Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes: diferencias cognitivo-lingüísticas en lectura. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-17. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPHD11551.

A compreensão da leitura é produto do desempenho das habilidades de decodificação e compreensão da linguagem. A dificuldade de compreensão da leitura pode ser a consequência de um déficit em qualquer uma dessas habilidades. O objetivo do estudo foi verificar as habilidades subjacentes de leitura em dois grupos clínicos, dislexia do desenvolvimento (DD) e transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL), buscando suas similaridades e diferenças. A amostra foi de crianças nos anos iniciais da escolarização. Avaliaram-se os grupos em compreensão leitora, velocidade de leitura de palavras, processamento fonológico e compreensão e produção de linguagem. Os resultados das comparações entre os dois grupos mostraram que eles foram similares nas habilidades fonológicas, mas diferiram nas habilidades de compreensão e produção da linguagem oral. Nesta habilidade, o grupo DD obteve maior desempenho quando comparado ao grupo TDL. Concluiu-se que diferentes formas de intervenção são necessárias para suprir as fragilidades específicas de cada grupo.

Palavras-chave : compreensão leitora; leitura; dislexia; transtorno do desenvolvimento da linguagem; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License