SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes: diferencias cognitivo-lingüísticas en lecturaDesenvolvimento e validação do inventário de caracterização de ambientes para a educação inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTANA, Elaine dos S. et al. O cuidado ao idoso dependente: motivações de cuidadores do Brasil e Portugal. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-28. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13428.

Na tentativa de suprir as necessidades de cuidado destinado ao idoso, a família comumente é a instituição que assume tal função. Com o objetivo de compreender as representações sociais dos cuidadores informais de idosos brasileiros e portugueses acerca das motivações para o cuidado, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, em que foram entrevistados 21 cuidadores informais brasileiros e 11 cuidadores informais portugueses de idosos dependentes. Utilizaram-se a análise de conteúdo temática e o software QSR NVivo® no tratamento dos dados, e os resultados evidenciaram como principais motivações o cuidado: as relações familiares, em que o matrimônio, a parentalidade e os afetos decorrentes dessas relações conduziram a função; a representação negativa dos cuidadores portugueses sobre o lar como local de abandono e ação contrária à norma cultural; e a representação da pessoa idosa como frágil e dependente, que, assim como as crianças, precisa constantemente de cuidados e atenção.

Palavras-chave : cuidadores; idosos; dependência funcional; motivações; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License