SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Evidence-based interventions for promoting prosocial behavior in schools: integrative reviewThe reading comprehension and inferential process of an elderly student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

PEREIRA, Michelle M. et al. Saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-19. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13941.

Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos dos afetos positivos e negativos, da ansiedade e dos pensamentos e comportamentos obsessivos e compulsivos nos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Participaram deste estudo 492 estudantes de todas as regiões do país e com idades a partir de 18 anos. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio de 2020, por meio de instrumentos de autorrelatos aplicados no formato on-line. Os resultados indicaram que 37% (N = 182) dos estudantes apresentaram alto nível de ansiedade e 46,1% (N = 227) níveis moderados para os pensamentos e comportamentos obsessivos e compulsivos. Além disso, verificou-se que os afetos positivos se relacionaram negativamente à ansiedade, assim como se relacionaram negativamente aos pensamentos e comportamentos obsessivos e compulsivos, enquanto os afetos negativos se relacionaram positivamente às variáveis independentes. Conclui-se que a saúde mental dos estudantes universitários deve ser monitorada durante pandemias.

Keywords : Covid-19; pandemia; ensino superior; ansiedade; TOC.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License