SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19Família, religião e educação sexual em mulheres com vaginismo: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PINTO, Alex B. A.  e  FERREIRA, Sandra Patrícia A.. A compreensão da leitura e o processo inferencial de um estudante idoso. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-24. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13226.

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que investigou a compreensão da leitura e o processo inferencial de estudantes idosos de uma turma de jovens e adultos. Foram considerados apenas os dados de um dos participantes, construídos por meio de entrevistas semiestruturadas e sessões de leitura. As entrevistas objetivaram identificar as histórias de vida e de leitura do participante. As sessões de leitura consistiram em responder a perguntas inferenciais sobre dois textos - um cordel e um poema -, que foram divididos em partes previamente estabelecidas pelos pesquisadores. Os resultados evidenciaram que a compreensão da leitura e o processo inferencial do participante basearam-se principalmente no material textual; que houve relação entre as histórias de vida e de leitura do participante e sua compreensão dos textos; e, ainda, que existiram maiores dificuldades do participante na leitura do gênero poético do que na leitura do gênero cordel.

Palavras-chave : compreensão da leitura; inferência; gênero textual; idosos; EJA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License