SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The reading comprehension and inferential process of an elderly studentReparative therapy and beliefs in the practice of clinical psychology: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SILVA, Ana Carolina de M.; SEI, Maíra B.  and  VIEIRA, Rebeca B. de A. P.. Família, religião e educação sexual em mulheres com vaginismo: um estudo qualitativo. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-24. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP13276.

O diagnóstico e o tratamento do vaginismo são complexos porque envolvem fatores biopsicossociais e insuficiente avaliação etiológica. Por conta disso, buscou-se discutir aspectos do vaginismo referentes à religião, família e educação sexual, sob a perspectiva de mulheres que apresentam essa disfunção. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com nove mulheres que experienciaram vaginismo acompanhado ou não de dispareunia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados foram dispostos em duas categorias referentes às concepções apreendidas sobre sexo e a busca por conhecimento diante das lacunas de informações sobre sexualidade e disfunções sexuais. Percebe-se que uma educação sexual inadequada propicia desconhecimento, rigidez e equívocos, o que gera insegurança. Portanto, é necessário instruir e conscientizar as famílias, os profissionais e os contextos religiosos acerca de formas saudáveis e construtivas de abordar a sexualidade, respeitando crenças e valores. Aponta-se ademais para a necessidade aprimoramento na prestação de serviços em saúde para essa população.

Keywords : vaginismo; educação sexual; religião; relações familiares; sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License