SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Família, religião e educação sexual em mulheres com vaginismo: um estudo qualitativoCOVID-19 no Brasil: oportunidade de integrar saúde mental no Programa Bolsa Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CAPRA, Anna Carolina; FERRACINI, Isabela de M. V.  e  IRIGARAY, Tatiana Q.. Terapia reparativa e crenças na prática da psicologia clínica: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-22. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP12860.

A terapia reparativa, popularmente cunhada de "cura gay", sustenta-se na justificativa de que toda pessoa lésbica, bissexual, homossexual ou transexual sofre de um transtorno. Ainda são identificadas tais práticas irregulares motivadas por crenças que patologizam a população LGBT.Por esse motivo, este estudo teve por objetivo investigar crenças e atitudes de profissionais da Psicologia sobre o uso da terapia reparativa na prática clínica junto da população LGBT. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, usando a string "LGBT" OR "LGB" AND "terapia reparativa" OR "crenças" na base de dados SciELO e "LGBT" OR "LGB" AND "reparative therapy" OR "beliefs" nas bases Scopus e PubMed. Foram encontradas339 produções no total, sendo o banco final de análise constituído por quatro artigos. Os resultados apontaram predominantemente crenças ideológicas e/ou religiosas que favorecem a terapia reparativa. Destaca-se a necessidade de mais estudos que busquem compreender o que leva ao despreparo de profissionais em relação à população LGBT, como também as consequências da terapia reparativa, principalmente, no cenário nacional.

Palavras-chave : psicologia clínica; terapia reparativa; crenças; cura gay; LGBT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License