SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Reparative therapy and beliefs in the practice of clinical psychology: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ALVAREZ-IGLESIAS, Alejandra et al. COVID-19 no Brasil: oportunidade de integrar saúde mental no Programa Bolsa Família. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp. 1-15. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPIC14853.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país do mundo com mais casos de COVID-19 e o segundo em número de mortes. Os mais afetados são os cerca de dez milhões de brasileiros vivendo na linha da pobreza. Essa vulnerabilidade é mais visível entre os jovens, tanto economicamente quanto em relação à saúde mental. Junto a outros programas de transferência de renda, o Programa Bolsa Família (PBF) foi adaptado para melhor contribuir durante a pandemia. Esse contexto oferece uma oportunidade única para que o PBF foque em jovens e aborde a pobreza de forma mais ampla. Além de cobrir as necessidades básicas, o PBF poderia ampliar seu alcance visando a impactos econômicos e de saúde mental de longo prazo. Esse enfoque poderia melhorar as oportunidades de vida de jovens e romper o ciclo vicioso entre problemas de saúde mental e pobreza que os mantêm em situação de vulnerabilidade social.

Keywords : COVID-19; saúde mental; proteção social; juventude; Programa Bolsa Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License