SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Vulnerabilidade ao HIV entre usuários de capsad: crenças e comportamentos em saúdeEnsino de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual baseado no paradigma de equivalência de estímulos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

TROMBETA, Gabriela; SCIENZA, Lívia  e  REIS, Maria de Jesus D. dos. Uso de métodos fotográficos no contexto da saúde mental: uma revisão integrativa. Psicol. teor. prat. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp. 1-18. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13547.en.

Métodos que utilizam da produção de fotografias têm sido explorados como instrumentos alternativos de pesquisa qualitativa e intervenção psicológica. Entretanto, ainda há pouco consenso em suas denominações e procedimentos. Nesse contexto, a presente revisão integrativa visa investigar o uso de métodos fotográficos no campo da saúde mental, nos últimos 20 anos. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, PsycNET, PubMed, SciELO e Web of Science. Incluíram-se 49 artigos, e excluíram-se 457. Identificaram-se os métodos: fotovoz, instrumento fotográfico, autofotografia e fotoelicitação. Como potencialidades, destacou-se o uso da fotografia como meio para explorar e compartilhar experiências internas, auxiliar profissionais de saúde e gerar empoderamento. Como desafios, prevaleceram aspectos relacionados ao caráter recente do uso de métodos fotográficos no campo da saúde mental, como: predomínio de amostras pequenas e não generalizáveis, múltiplas metodologias de análise de dados e utilizações inadequadas de terminologias em relação aos procedimentos realizados.

Palavras-chave : fotografia; psicologia; pesquisa; métodos; visuais; revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License