SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1As estratégias de sobrevivência e de busca de emprego adotadas pelos desempregados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

NEVES, Tatiana Freitas Stockler das et al. Desemprego e ideologia: as explicações das causas do desemprego utilizadas por trabalhadores metalúrgicos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 1998, vol.1, pp. 1-13. ISSN 1516-3717.

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar os aspectos ideológicos das explicações sobre as causas do desemprego utilizadas por trabalhadores metalúrgicos. Consistiu na investigação qualitativo-compreensiva dos discursos de 12 metalúrgicos, 6 empregados e 6 desempregados, obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e confrontativas. O desemprego é percebido pela maioria dos metalúrgicos como um fenômeno real, atual, crescente, grave e que atinge grande parte das regiões do Brasil. As explicações mais significativas e freqüentes foram agrupadas nas seguintes categorias: Governo, Falta de Qualificação, Características pessoais, Idade e Automatização. Constatou-se nos discursos um jogo de forças entre os fatores pessoais (ex: pessoas preferirem roubar, mascatear, “partir para as drogas” a trabalharem ou serem muito exigentes na escolha do emprego) e os fatores macrossociais (como automatização, políticas governamentais, globalização), não sendo possível identificar uma homogeneização dos discursos. Por existir conflito, há também a possibilidade de uma ação crítica por parte dos trabalhadores para reivindicar e buscar soluções para a atual e aguda situação do desemprego.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License