SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2From “elemento” to citizen: transformations in the everyday work life of the policeman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SALVITTI, Adriana; VIEGAS, Lygia de Sousa; MORTADA, Samir Pérez  and  TAVARES, Daniela Sanches. O trabalho do camelô: trajetória profissional e cotidiano. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 1999, vol.2, pp. 1-23. ISSN 1516-3717.

Parte da investigação das trajetórias profissionais de camelôs, visando identificar fatores que as determinaram, bem como compreender se o trabalho de camelô surge como uma alternativa de emprego ou uma saída para o desemprego. Para tanto, foram feitas entrevistas semidirigidas com 13 camelôs da região da grande São Paulo que se instalaram nas ruas após a implantação do Plano Real. Os depoimentos abrangeram os seguintes períodos da vida dos entrevistados: o percurso profissional até o presente, o cotidiano do trabalho e do lazer e as perspectivas futuras. Os dados obtidos nas entrevistas foram organizados em três eixos: a) as trajetórias profissionais; b) o cotidiano de trabalho; e c) mercado formal e mercado informal. Os camelôs apontaram questões de profunda relevância acerca dos caminhos percorridos pelos trabalhadores brasileiros na busca de colocação profissional. Destacaram-se as dificuldades de inserção no mercado formal, em que um movimento pendular os conduzia ora ao trabalho formal, ora ao trabalho informal; trouxeram o duro cotidiano das ocupações informais, a importância da educação e da origem para a colocação profissional, e as visões das determinações que as distantes esferas de decisões políticas e econômicas lhes impõem no cotidiano.

Keywords : Psicologia social; Mercado informal; História de vida; Camelô; Desemprego.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License