SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3-4Fabricando prazeres, produzindo dores: o cotidiano conjugal de trabalhadoras com Lesões por Esforços Repetitivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

EVORA, Iolanda Maria Alves. Cooperativa: política de Estado ou cotidiano?: O caso de Cabo Verde. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2001, vol.3-4, pp. 9-30. ISSN 1516-3717.

As organizações cooperativas foram implantadas em Cabo Verde na época da independência, como parte de um projeto político de Estado. Neste trabalho, relaciona-se esse fato com a forma prática de realização do cooperativismo, observando-se que a concepção de cooperativa destas duas perspectivas é distinta. A iniciativa estatal resultou numa experiência singular pelo uso coletivo de estratégias organizacionais associativistas e de ajuda-mútua desenvolvidas ao longo da história social. Estas se aliam a novas formas de apropriação da base ideológica oficial e dos objetivos governamentais com vistas ao desenvolvimento. O estudo tem como base entrevistas realizadas com cooperados do interior da ilha de Santiago.

Palavras-chave : Cooperativismo; Psicologia social; Processos sociais; Cabo Verde; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License