SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3-4Fabricando prazeres, produzindo dores: o cotidiano conjugal de trabalhadoras com Lesões por Esforços RepetitivosO vocabulário da habilidade e da competência: algumas considerações neopragmáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MOULIN, Maria das Graças Barbosa; REIS, Cleilson Teobaldo dos  e  WENICHI, Grace Hitomi. Homens de pedra? Pesquisando o processo de trabalho e saúde na extração e no beneficiamento do mármore: relato de uma experiência. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2001, vol.3-4, pp. 47-63. ISSN 1516-3717.

A extração e beneficiamento de mármore constitui importante atividade econômica do Estado do Espírito Santo. Estudos apontam as péssimas condições em que este trabalho se realiza, acarretando elevado número de acidentes e constantes agravos à saúde. Além das condições de trabalho, objetivamos conhecer a organização do trabalho para avaliar os efeitos produzidos na subjetividade dos trabalhadores. A pesquisa baseou-se nas estratégias metodológicas da Ergonomia Situada e Psicodinâmica do Trabalho. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante, entrevistas individuais e coletivas com trabalhadores. Utilizamos a análise do discurso para aproximarmo-nos dos sentidos atribuídos às noções de trabalho, saúde e sua interface. Entendemos a saúde enquanto um processo e o trabalho enquanto fato social importante para a saúde e a subjetividade dos trabalhadores. Para os trabalhadores, a saúde era condição mesma de trabalho, pois ter saúde é ter um corpo apto para trabalhar. O caráter insidioso das doenças ocupacionais não os impedia de realizar suas tarefas. A preocupação com a saúde era projetada para um futuro incerto, quando a doença já estivesse instalada, impedindo-os de trabalhar. Esta noção permitia aos trabalhadores suportar um cotidiano penoso de trabalho, mas dificultava ações mais efetivas de prevenção à saúde e segurança no trabalho.

Palavras-chave : Trabalho; Mármore; Granito; Saúde; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License