SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5Privatização, reestruturação e mudanças nas condições de trabalho: o caso do setor de energia elétrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BERNARDO, Márcia Hespanhol. Representações dos trabalhadores sobre os riscos em uma usina química. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2002, vol.5, pp. 1-18. ISSN 1516-3717.

Os riscos no trabalho têm ocupado um grande espaço nas discussões referentes à saúde e segurança dos trabalhadores, sendo abordados por diversos enfoques teóricos, alguns essencialmente tecnicistas e outros que adotam a perspectiva social. Na pesquisa aqui apresentada utilizou-se o enfoque social para investigar as representações dos trabalhadores sobre os riscos presentes na sua atividade de trabalho. Buscou-se comparar as representações dos diferentes grupos de trabalhadores com relação a dois tipos básicos de riscos: o de acidentes, que é mais evidente, e o de contaminação por produtos químicos, que é menos identificável pelo olhar leigo. Para tal, optou-se por um estudo de caso de orientação etnográfica em uma usina química de grande porte, onde esses dois tipos de riscos estavam presentes. Verificou-se, assim, que o acesso às informações técnicas (que depende da posição ocupada pelo trabalhador na estrutura da empresa) e a forma como se estabelecem as relações entre a empresa e os trabalhadores (que está diretamente vinculada ao tipo de organização do trabalho adotado) foram os fatores mais relevantes na construção das representações.

Palavras-chave : Risco; Psicologia social; Representação social; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License