SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5Privatização, reestruturação e mudanças nas condições de trabalho: o caso do setor de energia elétricaEmprego versus trabalho associado: despotismo e política na atividade humana de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ARAUJO, Maristela Dalbello de et al. Formas de produzir saúde no trabalho hospitalar: uma intervenção em psicologia. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2002, vol.5, pp. 37-49. ISSN 1516-3717.

Trata de uma intervenção desenvolvida em um hospital público da Grande Vitória, Espírito Santo. A intervenção teve como objetivo conhecer a realidade de trabalho e as repercussões para a saúde dos profissionais que desenvolviam suas atividades no setor de pediatria, visando, em última instância, produzir um espaço de reflexão e crítica que pudesse funcionar como dispositivo de mudança, tanto das condições de trabalho tidas como causadores de sofrimento, como das relações entre os participantes da equipe de enfermagem. Utilizou o método dos encontros coletivos, nos quais foram abordados diversos temas acerca da realidade de trabalho e das possíveis conseqüências para a saúde e para a vida desses homens e mulheres. Constata que as condições e a organização do trabalho daquele hospital têm favorecido o adoecimento, devido a um processo de desqualificação e precarização do serviço público. Conclui que a intervenção realizada possibilitou que surgissem algumas atitudes de enfrentamento e busca de soluções coletivas. No entanto, ressalta que ainda há muito a ser feito para abrir espaços coletivos, como o relatado, que possibilitem a co-gestão do trabalho e que se destinem a produzir saídas para os inúmeros problemas que abrigam o cotidiano do trabalho hospitalar.

Palavras-chave : Trabalho hospitalar; Psicologia do trabalho; Saúde e trabalho; Intervenção em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License