SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6Work and Utopia in the modern timesOrganizational work stress interventions in a theoretical, methodological and practical context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BUSNARDO, Alice McCaffrey. Transformações no trabalho, luta operária e desenraizamento: a reestruturação produtiva no cotidiano e nas representações de trabalhadores metalúrgicos de uma empresa da região do ABC. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2003, vol.6, pp. 15-35. ISSN 1516-3717.

O artigo aqui apresentado é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi descrever e analisar as formas pelas quais a reestruturação produtiva (RP) é percebida pelos trabalhadores de um setor produtivo amplamente afetado por essas transformações. Para realizá-la optamos por um estudo de caso. Foram feitas visitas exploratórias à empresa-caso a partir das quais elaboramos diários de campo, ao que se seguiu o recolhimento de treze depoimentos de alguns dos trabalhadores. Do resultado de nossa análise podemos destacar alguns pontos: 1) A RP é compreendida de diferentes formas e acompanhada por diferentes sentimentos (que passam pelo alívio, pela necessidade de explicação, mas também pela desconfiança); 2) É possível afirmar que os operários valorizam em grande medida algumas das mudanças introduzidas; 3) A reorganização do ambiente da fábrica, acompanhada de um discurso ideológico sedutor, camufla contradições estruturais e dificulta a visibilidade dos verdadeiros determinantes da insatisfação operária. O sistema participativo parece amparado por um controle internalizado e simbólico, que provoca a ilusão de uma coincidência entre interesses operários e empresariais; 4) A RP provoca a diluição do sentimento de classe e o embotamento da comunidade operária, que por sua vez minam a resistência e reinstauram o desenraizamento do trabalhador. 5) Há diferentes modalidades de enfrentamento entre os trabalhadores, as quais parecem relacionadas à história vivenciada por cada um, especialmente no que se refere à ligação com movimentos de organização coletiva.

Keywords : Reestruturação produtiva; Trabalhador metalúrgico; Luta operária; Dezenraizamento; Ideologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License