SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Social control in work in the sugar/alcohol sector: reflections on the behavior of the companies, the state and the organized social movements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SCHMIDT, Maria Luísa Sandoval. Clínica psicológica, trabalho e desemprego: considerações teóricas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2004, vol.7, pp. 1-10. ISSN 1516-3717.

Este artigo faz uma abordagem crítica da separação entre psicologia do trabalho e psicologia clínica, apontando a necessidade de uma articulação, em rede, de fenômenos e conceitos usualmente separados pelas duas áreas como exigência para a constituição de um pensamento e de uma prática clínicos na esfera do trabalho e do desemprego. Explora conceitos da clínica winnicottiana, delineando uma prática de acolhimento às experiências de solidão, desenraizamento, desalojamento e desesperança decorrentes das dificuldades no trabalho e do desemprego. Esta proposição apoia-se, sobretudo, no trabalho de situar-se empreendido pelo cuidador e pelo cliente e na idéia de um setting psicoterápico construído como morada.

Keywords : Clínica psicológica; Trabalho; Desemprego; Interdisciplinaridade; Winnicott.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License