SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Clínica psicológica, trabalho e desemprego: considerações teóricasUma proposta em saúde do trabalhador com portadores de LER/DORT: grupos de ação solidária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Controle social do trabalho no setor sucroalcooleiro: reflexões sobre o comportamento das empresas, do estado e dos movimentos sociais organizados. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2004, vol.7, pp. 11-29. ISSN 1516-3717.

Neste artigo procura-se refletir sobre as relações que se estabelecem entre as empresas, o Estado e os trabalhadores organizados, quando se trata de implementar práticas de controle social das relações e condições de trabalho no setor sucroalcooleiro. Há um distanciamento entre o que preconizam as políticas, a legislação e a realidade concreta. Nas empresas, as inovações tecnológicas e organizacionais desempregam e intensificam o ritmo do trabalho, não significando melhorias reais para os trabalhadores. Os órgãos estatais desenvolvem ações fragmentadas e desarticuladas. Os trabalhadores, ameaçados pelo desemprego e influenciados por uma política de relações sindicais de consenso, buscam soluções imediatistas para os problemas. No entanto, pode-se afirmar que o Comando foi um espaço privilegiado para qualificar os trabalhadores para lidar preventivamente com a saúde e a segurança no trabalho. Reafirma-se a necessidade de intensificar as ações de vigilância em saúde e trabalho neste setor, alertando para os enganos da cultura da qualidade total, da certificação e dos selos de qualidade como fórmulas mágicas para solucionar os problemas trabalhistas e sociais existentes nas empresas.

Palabras clave : Vigilância em saúde e trabalho; Qualidade total; Política social; Sindicalismo; Agroindústria sucroalcooleira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License