SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Social control in work in the sugar/alcohol sector: reflections on the behavior of the companies, the state and the organized social movementsWork and self management: beyond the “human resources” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

HOEFEL, Maria da Graça et al. Uma proposta em saúde do trabalhador com portadores de LER/DORT: grupos de ação solidária. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2004, vol.7, pp. 31-39. ISSN 1516-3717.

O presente artigo descreve a constituição dos Grupos de Ação Solidária, apresentando suas características e pressupostos, como uma alternativa de atuação em Saúde do Trabalhador voltada para a transformação social para além da noção do dispositivo grupal como tratamento complementar para portadores de LER/DORT. A metodologia de trabalho é determinada a partir de um “emergente grupal”, de tal modo que quando uma “situação problema” é apresentada, promove-se a sua análise coletiva com base nas experiências e vivências dos membros dos grupos e sistematizam-se os conhecimentos visando a busca de soluções e a proposição de ações de intervenção. Além disso ao avaliar a ação realizada coletivamente é possível discutir a experiência vivida assim como os sentimentos associados (medo, sofrimento, prazer) onde a resignificação do trabalho é construída. Tal metodologia tem o objetivo de desenvolver a consciência crítica, abrindo espaço para o resgate do espaço público, a reconstrução da cidadania, o engajamento social e a construção de laços solidários. Assim, o papel desses grupos tem sido o de promover uma redefinição dos comportamentos de dependência e passividade, permitindo a apropriação de um conhecimento coletivamente construído e a aquisição de uma outra postura frente às situações associadas ao adoecimento do trabalho.

Keywords : Grupos de ação solidária; LER/DORT; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License