SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Trabalho e gestão de si: para além dos “recursos humanos”Um estudo sobre as representações sociais de mulheres executivas: estilo de comportamento e de gestão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GONCALVES, Mariana Brandão Lourenço  e  FISCHER, Frida Marina. Condições de trabalho de auxiliares de enfermagem de um instituto de ortopedia e traumatologia de um hospital público de São Paulo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2004, vol.7, pp. 51-65. ISSN 1516-3717.

Este estudo refere-se à continuação de outro sobre envelhecimento e trabalho (Gonçalves, Fischer, Lombardi Jr. & Ferreira, 2001) em um hospital público de São Paulo, Brasil. Foi observada diminuição da capacidade de trabalho entre trabalhadores de enfermagem em função do trabalho em turnos e das atividades físicas por eles realizadas. Objetivo: Avaliar, de forma abrangente, postos de trabalho de auxiliares de enfermagem durante os turnos diários de 12 horas, nos períodos diurno e noturno. São descritos e comparados alguns problemas relacionados à organização do trabalho nos diferentes turnos e setores. As observações foram realizadas em quatro setores do mesmo hospital. O método utilizado para coleta de dados foi baseado na técnica de análise ergonômica do trabalho segundo proposta de Rohmert e Landau (1983). Apesar do turno diurno apresentar maior carga de trabalho, o número reduzido de auxiliares de enfermagem escalados para o turno noturno faz com que a carga de trabalho por pessoa seja grande também à noite. É importante adequar o número de pessoas escaladas em cada turno e setor às demandas do hospital e dos pacientes com o objetivo de superar as dificuldades das tarefas e promover melhores condições de trabalho aos auxiliares de enfermagem.

Palavras-chave : Trabalhadores em turnos; Auxiliares de enfermagem; Análise ergonômica do trabalho; Condições de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License