SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Condições de trabalho de auxiliares de enfermagem de um instituto de ortopedia e traumatologia de um hospital público de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CORSINI, Leonora  e  SOUZA FILHO, Edson A. de. Um estudo sobre as representações sociais de mulheres executivas: estilo de comportamento e de gestão. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2004, vol.7, pp. 67-80. ISSN 1516-3717.

Com o objetivo de comparar representações sociais de homens e mulheres em relação às mulheres executivas, perguntamos a profissionais e estudantes universitários como imaginavam os estilos de gerentes dos sexos masculino e feminino. A construção metodológica baseou-se em estudos sobre estilos de comportamento e a influência social de indivíduos e grupos minoritários. Confirmamos que a consistência e a flexibilidade predominaram nas caracterizações dos estilos de gestão tanto feminina, quanto masculina. Observamos também que a consistência foi mais destacada pelos profissionais da empresa pública enquanto a flexibilidade foi mais lembrada pelos profissionais da empresa privada. As mulheres não fizeram distinção na caracterização dos estilos masculino e feminino de gestão. A diferença aparece nas expectativas para a gestão executiva, em que as mulheres apontaram que uma performance mais eficaz é aquela que se adapta às prescrições da empresa, com ênfase nas características individuais.

Palavras-chave : Representações sociais; Dinâmicas intergrupais; Estilos de gestão e liderança; Influência social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License