SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Valores individuais e organizacionais: estudo com dirigentes de organizações pública, privada e cooperativa em Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ACKERMANN, Katia et al. O desemprego do tempo: narrativas de trabalhadores desempregados em diferentes ambientes sociais. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2005, vol.8, pp. 1-27. ISSN 1516-3717.

O artigo apresenta alguns modos pelos quais pessoas desempregadas lidam com sua situação. Partiu da hipótese de que diferentes contextos e locais possibilitariam a expressão de distintos modos de lidar com o desemprego. Para tanto, realizamos entrevistas semi-dirigidas em locais onde o desemprego é um tema institucional - serviços de recolocação profissional - e em lugares onde não há essa preocupação mas onde seria provável encontrar pessoas sem emprego - bares e igrejas. As entrevistas procuraram tematizar o desemprego vivido em várias dimensões, a partir do relato da experiência dos trabalhadores desempregados, passando pelas diferentes representações do desemprego na sociedade. Entre as categorias de análise que estabelecemos, o tempo, sob vários aspectos, apareceu sempre de forma marcante e consolidou-se como categoria central, que pôde sintetizar bem o que encontramos. Consideramos que realmente surgiram diferentes manifestações do desemprego em locais com diferentes funções sociais e que essas funções, somadas às representações dos indivíduos sobre o desemprego, eram os eixos que norteavam a forma e o conteúdo das entrevistas, apontando tanto semelhanças quanto diferenças. Dentro disso, houve três dimensões que identificamos nos discursos de todos os entrevistados como fundamentais nos seus modos de lidar com o desemprego: causas do desemprego, vivência afetiva e críticas à situação.

Palavras-chave : Psicologia do trabalho; Psicologia social; Relações de trabalho; Desemprego; Tempo e desemprego; Tempo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License