SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O desemprego do tempo: narrativas de trabalhadores desempregados em diferentes ambientes sociaisTrabajo, no trabajo y neo/postfordismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MACEDO, Kátia Barbosa; PEREIRA, Cícero; ROSSI, Elizabeth Zulmira  e  VIEIRA, Maria Aparecida. Valores individuais e organizacionais: estudo com dirigentes de organizações pública, privada e cooperativa em Goiás. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2005, vol.8, pp. 29-42. ISSN 1516-3717.

Este artigo analisa os valores individuais dos dirigentes de três organizações (sendo uma pública, uma privada e uma cooperativa) e sua percepção sobre os valores organizacionais praticados em suas organizações. Para tanto, realizou-se um estudo numa amostra composta por 137 dirigentes de três organizações, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados um Inventário de Valores Individuais e um Inventário de Valores Organizacionais. Após tratamento estatístico, os dados obtidos revelaram que, no que se refere aos valores individuais, para os dirigentes da organização pública, os valores da autotranscendência são os menos importantes, enquanto que, para os dirigentes das cooperativas, os valores da conservação são mais importantes como princípios que guiam suas vidas. No que se refere aos valores organizacionais, os dirigentes da organização pública percebem que os valores de conservadorismo são menos importantes para sua organização, enquanto que os dirigentes das cooperativas percebem que os valores do domínio, da autonomia, da harmonia e do igualitarismo são muito praticados nas suas organizações, sendo os valores da hierarquia os percebidos como menos praticados. As conclusões apresentam a idéia de que os valores individuais dos dirigentes, assim como os valores organizacionais, podem ser influenciados tanto pelo setor da atividade econômica ao qual a organização pertence, quanto pela cultura organizacional praticada dentro das organizações.

Palavras-chave : Valores organizacionais; Valores individuais; Organizações; Cultura organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License