SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Where self-management happens: revelations from everyday practiceUnemployment: speech and silencing: a research with clients of a counseling service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

OSORIO, Claudia. Trabalho no hospital: ritmos frenéticos, rotinas entediantes. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 15-32. ISSN 1516-3717.

O artigo apresenta o cotidiano do trabalho realizado nas enfermarias de um hospital geral público na cidade do Rio de Janeiro. A descrição e análise dessa atividade foram construídas em colaboração com os trabalhadores de saúde, através de observação direta, entrevistas abertas e grupos de discussão. A análise focalizou as relações estabelecidas, na equipe de saúde, entre os diversos grupos de trabalhadores, bem como as relações destes com seu trabalho, as cargas de trabalho e a relação entre trabalho prescrito e trabalho real. Observou-se uma grande distância entre o prescrito e o realizado, e uma contradição aguda entre o ideal de trabalho de equipe em prol do paciente e o trabalho real, que resulta fragmentado e realizado em um ambiente de falta de cooperação entre grupos e categorias profissionais, gerando sofrimento para diversos participantes dessa rede de relações.

Keywords : Processo de trabalho; Carga de trabalho; Trabalho prescrito; Trabalho real; Hospital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License